- Quem Somos -




Per Ankh ou “Casa de Vida” era, no Antigo Egipto, uma instituição de aprendizagem onde se adquiriam conhecimentos de medicina, matemática e geometria. Também se estudavam os astros e a doutrina religiosa. Do conjunto dos ensinamentos da Casa de Vida avultava o comportamento digno dos formandos tais como: o respeito pelos outros, a lealdade com os mestres, o amor ao próximo, a protecção dos fracos, o dom da palavra e a eterna busca de conhecimento. 
A Casa de Vida estava ligada aos Templos que possuíam também bibliotecas, arquivos e “mamisi”, ou Casa do Nascimento. 
Nos Templos das Deusas aprendiam-se as Artes Femininas de tecelagem e bordado e a dança ocupava um lugar de destaque pois era considerada uma expressão sagrada de alegria e regozijo. 
A Per Ankh, Casa de Vida direccionada para o bem-estar físico, mental e espiritual, tem como objectivo fazer reviver as antigas tradições e promover o reencontro com o nosso Poder Criativo, através da dança, da meditação, do estudo e aprendizado das antigas tradições mediterrânicas-orientais fundamentadas na Grande Deusa e nas Leis da Natureza. 
Este é um espaço que se pretende como um local de encontro, partilha, aprendizado e de relaxamento, dedicado ao auto-conhecimento.




MARGOT GRANADO
Iniciei a minha formação em Artes Plásticas e técnicas de Artes Decorativas, em 1996 a pintora Olga Sotto, em Lisboa e posteriormente com diversos professores nas Caldas da Rainha. 
Em 1998 formei-me em "Desenho com o lado Direito do Cérebro", com a pintora e desenhadora Ellis Almeida. Nesse mesmo ano, realizei algumas formações na área das terapias complementares - Cristaloterapia, Reiki através do Centro Internacional Luso Brasileiro de Reiki; Radiestesia, com Jean Noel Kerviel (França) e Leitura da Aura com Gemma Vila (Barcelona).
Em 1999 integrei retiros com Tony Samara (Inglaterra), onde descobri o gosto pela Meditação, algo a que me dedico diariamente desde então.
Em 2001, iniciei a minha aprendizagem em Danças Orientais, com a bailarina Íris, tendo realizado diversas formações posteriores com os bailarinos Petia Yurchenko (Ucrânia), Helene Eriksen (Alemanha), Paula Lena (Argentina), entre outros. Para mim, a vertente terapêutica da Dança chegou através da Euritmia, ao frequentar alguns workshops da euritmista Karla Prates (Brasil).
Entendo que todas as formas de Arte são ferramentas para o desenvolvimento pessoal e em 2004 licenciei-me pela Esc. Sup. de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Em 2005, fundei o projecto de pintura de mandalas em vidro Ventre da Romã®, aliado ao meu interesse pela Geometria Sagrada e às Antigas Civilizações. Este gosto pela Geometria Operativa levou-me a buscar conhecimentos mais profundos e em 2009 iniciei a minha formação em 'Geometria Sagrada' com Luís Élye.
Em 2008, formei-me através do Instituto Peter Hess em Portugal como terapeuta de Som (Massagem com Taças Tibetanas e Gongos) e com Bradford Tilden (EUA), com Taças de Cristal e Voz.
Em 2011, iniciei o meu percurso em terapias Ayurvédicas, formando-me em Massagem Abhyanga através do Instituto de Medicina Tradicional. Neste mesmo ano, iniciei o estudo em Egípcio Antigo, formando-me em Egípcio Hieroglífico, através da Universidade Nova de Lisboa, com o Dr. Ronaldo Gurgel (Brasil).
Hoje fazem parte da minha vida diversos projectos - AYÜN, KHEPRI e WILDROSE - que se conjugam e complementam através de várias formas de Arte, sempre em busca do Bem-Estar e Desenvolvimento Pessoal, através da Arte-Terapia e Cristaloterapia.

Na Per-Ankh faculto:
~ Oficinas de Cristaloterapia e Utilização de Cristais o dia-a-dia
~ Iniciações de Reiki
~ Workshops de Magia Natural e Objectos de Poder - Ayün
~ Massagem Ayurvedica
~ Massagem Facial Oriental
~ Chair Massage
~ Vibração do Coração
~ Terapia Vibracional para Gestantes
~ Terapia Vibracional - Reiki, Taças Tibetanas e Cristais
~ Mesa Radiónica
~ Harmonização Energética de Ambientes
~ Terapia Regressiva
MÓNICA SANTOS
Formação como Doula (Associação de Doulas de Portugal), Educadora Perinatal (Rede Portuguesa de Doulas) e facilitadora de aleitamento materno (Cristina Leite Pincho). Formação em Naturopatia Ayurvédica (ramo teórico), Curso de Instrutores de Yoga Clássico, Yoga para bebés e crianças, Massagem pré e pós-parto. Música e Mestre em Estética e Filosofia das Artes.
A arte tem estado sempre presente na minha vida.
De uma forma mais teórica ou mais prática, tem-se manifestado ao longo dos anos, em tons de chamamentos diários.
Mas encará-la enquanto um meio capaz de ajustar e canalizar consciências e conhecimento é algo bem recente.
E esse revelar surgiu porque fui escolhida para ser mãe.
Acredito que sou testemunha do acto de criar, no papel de artista que encara a arte enquanto conhecimento que se aprende e apreende.
Porque acredito em valores ancestrais e no sagrado feminino, renasço um pouco mais todos os dias através de um acto devocional pessoal. E a arte, seja ela musical ou da Vida (Yoga), é meramente o ponto de partida para um caminho que só pode ser percorrido pelo próprio.
Música, doula e facilitadora de aleitamento materno.
Formação em Naturopatia Ayurvédica (ramo teórico), Yoga para bebés e crianças e Curso de Instrutores de Yoga Clássico.
Mestre em Estética e Filosofia das Artes.

Na Per-Ankh faculto:
~ Cursos de Preparação para o Nascimento
~ Grupos de Mães em Pós-Parto
~ Oficinas de Apoio Perinatal

~ Yoga

SOFIA CARDOSO
Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian de Lisboa desde 2001, com um Curso de Especialização na área de Diagnóstico e Intervenção Organizacional e Comunitária em Saúde (2005) e Curso de Formação para Formadores (2004).
Abracei desde 1998 as Artes Decorativas, tendo realizado formações diversas e criei com uma amiga o projecto de artesanato intitulado “Bocados de Noz”, que marcou presença em mostras de artesanato e feiras temáticas na área de Lisboa.
No universo da Arte-Terapia surge a Caligrafia, onde frequentei o Workshop de Caligrafia Chinesa, realizado pelo Museu do Oriente (2010). Terminei o I Nível do Curso de Desenho Zen – Desenhando com o Lado Direito do Cérebro, com Margot Granado (2009/2010).
A Euritmia chega como resposta à sede de articulação das palavras com a expressão corporal, assim realizei o Workshop de Euritmia – Encontro Social: O pensar, o sentir e o agir, com Karla Prates (2010).
Na área de Terapias Alternativas Complementares realizei em 2000 o 1º Grau em Reiki Essencial com Maria Luísa Peres. Em 2004, fiz o 1º e 2º Nível de Reiki Tibetano com Dr. Tito Cornélio.
Na área de Saúde e Bem-Estar realizei um workshop de Massagem com Pindas Orientais, com Luís Barreto (2010), um curso de Cura pelo Som com Taças de Cristal e Voz - Nível I e II, com Bradford Tilden (2010). Realizei dois módulos de Oficina de Cristais com Luísa de Sal (2010).
Em 2011 frequentei as aulas de Dança Oriental Terapêutica, realizadas por Margot Granado.
Ainda em 2011, realizei o 3º Nível de Reiki Tibetano com Dr. Tito Cornélio. Desenvolvi o “Projecto Entrelaçar” ligado à saúde e bem-estar dos profissionais de saúde, através de sessões de Reiki, a decorrer no Hospital Curry Cabral, desde Setembro de 2011, cujo pilar é cuidar de quem cuida.
Ainda em 2011, frequentei o Curso de Meditação Raja Yoga, pela Brahma Kumaris.
Em Maio de 2012, realizei o Mestrado em Reiki Tibetano, com Irene Soares.
Frequentei aulas de “Alquimia da Alma – Curso de Filosofia Universal”, com Maria do Rosário Baeta em 2013, ano em realizei a formação de Mesa Radiónica Quântica.
Em 2015 iniciei o meu percurso na Astrologia, através do cursode Astrologia Psicológica, facultado pelo astrólogo Jorge Lancinha.
Neste mesmo ano, realizei o curso de Promotores em Aleitamento Materno OMS/UNICEF.
Em 2017 realizei o curso de Karuna Reiki - certificação William Lee Rand.

Na Per-Ankh faculto:
~ "Vibração do Coração"
~ Cuidar de Quem Cuida" - Sessões de Arte Terapia com relaxamento de Reiki, para profissionais de saúde, terapeutas e doulas
~ Sessões de Reiki com Cristaloterapia
~ Ciclos de Oficinas Criativas com Reiki